Na consultoria trabalhamos com as fases:
Coleta de informações da organização para analisar as relações étnico-raciais do grupo, identificando suas potencialidades e desafios.
É o primeiro passo da metodologia da Escola Livre de ERER. O objetivo é despertar a organização para a busca da equidade racial e avaliar a percepção racial existente. São usadas ferramentas que promovem um ambiente seguro para discutir de forma qualificada os estudos sociais e raciais no Brasil.
Exploração do marco legal e fundamentos das relações étnico-raciais no Brasil. A palestra visa reforçar a necessidade de reeducação nas instituições e destaca a trajetória sócio-histórica e cultural da sociedade brasileira.
Atividade que promove uma imersão na temática étnico-racial, criando um espaço seguro para trocas, perguntas e construção conjunta.
Serviço de observação que analisa as interações sociais e raciais na instituição para recomendar melhorias que promovam a inclusão e a equidade racial.
Serviço que oferece orientação e suporte ao grupo em acompanhamento do processo, alinhando ações e dirimindo dúvidas sobre estratégias de equidade racial na instituição.
O relatório técnico inclui indicadores específicos para monitorar o nível de aproveitamento das ações e estratégias relacionadas ao letramento racial.
Encontros
Duração: 12 horas
Frequência: Semanal ou quinzenal
Dinâmica dos Encontros:
Preparação: Antes de cada encontro, a Consultoria ERER enviará material de apoio para estudo antecipado pelos participantes.
Encontro Síncrono: Realização de encontros síncronos com interação dialógica, focados no material previamente lido. Os participantes participarão de discussões e atividades em tempo real.
Acompanhamento: Após cada encontro, será enviada uma avaliação digital aos participantes. Eles terão 5 dias para completar a avaliação, que mede a compreensão e absorção do conteúdo discutido.
Sou Daniele Caetano, mãe da Flora, mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Licenciada em Pedagogia com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento, atuo como gestora de Recursos Humanos e com políticas de diversidade, equidade e inclusão.
Com uma trajetória de dez anos na educação, fundei a Consultoria Escola Livre de Educação e Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), onde nos dedicamos à aceleração da equidade racial nas instituições.
Nossa equipe, composta por lideranças negras, desenvolve métodos eficazes para mensurar e gerir relações raciais em diferentes ambientes. Valorizamos o respeito e criamos espaços seguros para escuta e diálogo.